Social Icons

Controlando Relés Pelo Arduino(AtualizadO)

Existem 2 formas faceis de se controlar relés utilizando uma placa arduino, uma delas utilizando os relés mais comuns que sao encontrados por ai, os de 12v, mas para isso é preciso amplificar a saida do arduino que é de 5V, para isso, transistores. A outra possibilidade seria comprando relés de 5V, mas ainda assim nao podemos controlalos diretamente com a saida da placa, pois a corrente nescessaria para fazer a chave do relé mudar é maior doque a disponível pelo arduino. Entao Vamos la:

Pinos:
Arduino_OUT = A saida da sua placa.
Arduino_GND= Ligue ao terra do arduino.
RELAY_V+  = Deve ser ligado a uma fonte que suporte a voltagem do seu relé (12v por exemplo).
RELAY_GND= Ligado ao terra da fonte do seu relé.

Como funciona:
           
O a saida do arduino não tem corrente suficiente para ativar um relé, ligando desta forma, o transistor ativará o relé utilizando a corrente de RELAY_V+, e isso acontecerá quando a saída do arduino for 1. O diodo em paralelo com o controle do relé serve para proteger o transistor contra descargas de alta corrente que podem surgir devido às transisções de estado do relé. O resistor serve apenas para impedir um curto na placa do arduino, qualquer valor entre 330Ohm e 2k2 deve funcionar.

Transistores Testados ( Contribuição da Prigol*)

- BC548 (FUNCIONA)
- BC337 (FUNCIONA)
- TIP102 (FUNCIONA)
- 2N2222 (Ñ FUNCIONA)
Os acima testados com resistor de 1k.
------------------------------------------------------------------------------------------
 

Considerações importantes:

  1. MUITO CUIDADO AO LIGAR OS PINOS!!!! Procure sempre o datasheet do relé utilizado para conferir a pinagem, ligar o seu arduino numa fonte 220V vai danificar mais que a placa.
  2. Se preferir comprar um relé de 5V você poderá ligar o RELAY_V+ ao pino 5V do arduino e deixar o pino RELAY_GND vazio, pois ja tem o ARDUINO_GND.
  3. Você poderá utilizar o 5V do arduino estando ligado a USB apenas para testes onde o consumo de corrente é baixo, NUNCA LIGUE MAIS DE 500mA NUMA PORTA USB evite até mesmo chegar perto deste valor.
Pra quem gosta de pcb ai esta o layout q eu fiz, podem usar a vontade, esse colorido é pra quem vai fazer na mão e o de baixo pra quem vai imprimir
(NÃO ESQUEÇA DE INVERTER A IMAGEM ANTES DE IMPRIMIR).





Layout Atualizado!!! O antigo continua valendo mas este está mais organizado e mais facil de fazer.


Não esqueça de inverter a imagem se for desenhar na mão, pois ela está como sendo vista do lado dos componentes e não do lado do cobre, quem for imprimir pra usar transfer pode imprimir do  jeito que está, resolução de 300dpi.


Video Enviado por com o Circuito em Questão!
Muito Obrigado pelo apoio!

43 comentários:

  1. Boa Tarde

    Eu tava testando esse esquema agora, só que eu to com um probleminha. Estou usando um relay 5v -110v com o transistor 2n2222, o diodo IN4004 porem quando eu uso o resistor de 1k ou ateh um de 570Ohms o rele nao ativa.
    Quando eu uso um resistor de 220Ohms ele ativa, porem mtooo fraco e quando eu nao uso o resistor (ligo direto) funciona perfeitamente.


    O que pode ser ?
    Eu to alimentando o arduino com uma bateria de 9v, mesmo usando uma alimentaçao 5v separada, acontece a mesma coisa...


    Estou usando o rele da Fangke JQC-3F (5v)
    Datasheet: http://www.datasheetcatalog.org/datasheets2/39/395125_1.pdf


    Obrigada
    Aguardo pela resposta
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olha você tem o esquema q está usando?
    se é o mesmo você deve revisar, ver se esta bem feita a ligação, as vezes pode ser somente corrente de saida do transistor tenta trocar ele por um BC337, BC548, tdos funcionam bem com arduino. Mas Principalmente Revise o circuito pois testei aqui e funcionou...
    Usei outro transistor pois estou a ligar um rele de 12v-220v, ...

    Qualquer dúvida a mais e se voltar a dar problema pergunte ai...
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  3. Ola, entao é esse mesmo esquema. Ja revisei, esta tudo certo ! To usando o exemplo blink e o pino13 para o SINAL, eu medi em um multimetro ele fica no pico de 4,45v está certo a corrente ?

    E se eu usasse um resistor de 100Ohms ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Voce deve ligar uma tensão de 5V no rele pois esta tensão está baixa para ligar o relé de 5V meio imprecisa.

    Faz assim :

    Na saída do arduino está ligado o gatilho do transistor com um resistor de 1k em série, usa uma outra fonte de 5V para alimentar só o rele, e bota ele entre o transistor e o GND, dai você "libera o transistor" jogando a corrente do "blink" a cada x segundos. o Rele vai ativar o que esta NF para NA e o NA para NF. o diodo se der algum problema troca por um zener.

    ResponderExcluir
  5. o transistor só vai amplificar a corrente do arduino q é MUITO baixa para ligar um relé, além de não sobrecarrega-lo...

    ResponderExcluir
  6. Entao amigo, eu testei assim tambem.

    Usei uma fonte de 5v para a alimentaçao do rele. Fiz o mesmo esquema e deu na mesma amigo.

    E se eu usasse um resistor de 100 Ohms em vez de 1k ? Adiantaria ?

    Eu pensei em usar o chaveador ULN2003, porem ficaria caro o projeto.

    Ja não sei mais o que fazer.

    aguardo resposta
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ta, voce pode tentar trocar o resistor por um de menor valor mas primeiro faz o cálculo pra ver quanto de corrente e tensão tem q chegar no transistor.
    Usa:

    Rtr = (5v-Ut)/Itrans

    Rtr = Resistência do Transistor
    Ut = Tensão do Transistor
    Itrans = Corrente

    Use a corrente de saturação, veja com multímetro se ele não esta queimado, a este ponto pode ser várias coisas, como o arduino está mandado o SINAL ja eliminamos código e arduino, acredito eu q ainda pode ser:

    -Erro de Resistor
    -Transistor Queimado ou Ligado Errado( Eu errava e ainda erro as vezes a ligação dele)
    -Mal Contato
    -Rele Queimado ...

    Vai por tentativa de erro ou eliminação
    NÃO DESISTA!

    Até Mais.
    Qualquer Novidade Poste Ai...

    ResponderExcluir
  8. Valeu amigo

    Eu estou com apenas 1 rele de 5v em casa, mas acredito que nao seja o rele, testei o mesmo projeto com o rele de 12v e deu na mesma. Com resistor de 1k o sinal nao chega ao transistor, sem o resistor o arduino consegue acionar o rele.

    Eu sei que o sinal do pino 13 chega a 4.49v no maximo. Essa é a voltagem para o resistor de 1k ?

    O transistor que eu uso é o 2n2222 com o diodo IN4004 .
    Voce sabe a Rtr a Ut do transistor ?
    Eu nao sei quase nada de eletronica, eh complicado. Ainda mais pra uma garota que esta começando agora.....eheheheheheh


    Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  9. talvez eu tenha achado o problema peguei um datasheet do 2N2222 e ta dizendo q a tensão de entrada é de da base 6v, e a corrente 800mA...
    você tem algum outro transistor ai?
    se tiver me passa o nome q vejo se funciona q com essa tensão quase certo q o 2N222 não funcionará ...

    ResponderExcluir
  10. vou testar ele aqui essa semana se estiver dando algum problema vou tirar da descrição...

    ResponderExcluir
  11. Opa, valeu amigo

    Será que o transistor TIP102 funcionaria ?
    Tu conhece algum transistor que funcionaria? Pq amanha eu iria em uma loja de eletronico e ja compraria para fazer o teste.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. olha eu testei com BC548 e um potencômetro de 5k ( vai regulando ) , o tip102 tem BASE com entrada de 5V então acho q até funcionaria.
    Então Vamos a Lista
    - BC548
    - BC337 (entrada 5v Também)
    - TIP102
    Todos com resistor e/ou potenciômetro recomendo potenciômetro pra vc ir regulando só toma cuidado para não ligar direto com ele no mínimo de resistência.

    Agradeço a Sua Visita! Desculpe a Demora para responder...

    ResponderExcluir
  13. Vo comprar e testar amanha. Ae te passo o resultado.

    Eu vo ficar com o resistor de 1k mesmo, eu nao manjo muito em eletronica.
    Testarei os 3 transistor, tambem vo comprar um chaveador ULN2003 caso nao de certo os transistor.
    Se eu nao me engano, teve 1 vez que funcionou. Mas o transistor queimou, as vezes era era outro TIPO de transistor. Eu vo procurar no lixo dos componentes queimados para ver se eh o 2N2222 mesmo ou era outro modelo.


    Obrigada pela paciencia

    ResponderExcluir
  14. Vo comprar e testar amanha. Ae te passo o resultado.

    Eu vo ficar com o resistor de 1k mesmo, eu nao manjo muito em eletronica.
    Testarei os 3 transistor, tambem vo comprar um chaveador ULN2003 caso nao de certo os transistor.
    Se eu nao me engano, teve 1 vez que funcionou. Mas o transistor queimou, as vezes era era outro TIPO de transistor. Eu vo procurar no lixo dos componentes queimados para ver se eh o 2N2222 mesmo ou era outro modelo.


    Obrigada pela paciencia

    ResponderExcluir
  15. Sem problemas, Acho que uma idéia deve ser compartilhada, por isso sou totalmente a favor do OpenSource, então qualquer dúvida MESMO, pode perguntar ai...
    O Blog está ai pra isso pra ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite amigo

    Acabei de faze o teste com os transistor:
    - BC548 (FUNCIONA)
    - BC337 (FUNCIONA)
    - TIP102 (FUNCIONA)
    - 2n2222 (Ñ FUNCIONA)

    Realmente o transistor 2n2222 não é compatível com o projeto, ate comprei outro achando que os meus estavam queimados.

    Só lembrando que as pernas do TIP102 sao diferentes dos outros transistor, se quiser pode fazer a alteração no site.

    Lembrando, eu usei o diodo IN4004 e um resistor de 1k.

    Meu nickname na fórum Arduino é Crystor.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Muito Obrigado pela contribuição, vou atualizar com sua lista de transistores sim...

    Meu Nick é BOEIRA no forum do arduino.

    Estamos precisando de posters pro fórum se estiver interessada da um up com seu email, (depois eu apago coment)...

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo
    Estou de volta, hehehe !
    Voce sabe como eu faria para ligar esse rele em um interruptor de 3 entradas (ligaçao em paralelo) ???
    Tipo quando vc tem 2 tomadas de uma mesma luz em um comodo. (Ex: luz do corredor, tomada da luz no começo do corredor e uma no fim)

    Procurei em tudo que é lugar e nao achei nada...
    Vlww

    ResponderExcluir
  19. Eu vo passar meu msn por msg no forum do arduino...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Oi, Desculpe a demora estou cheio de provas...
    Bom pra ligar eles em paralelo, 2 em paralelo e um intermediaário.
    Vou ver se acho esquema na net...
    mas pega qualquer esquema de interruptor paralelo com intermediario e coloca o Relé como se fosse um paralelo, cuide a ligação do comum pois um vai ficar NA e outro NF, pode dar curto e um belo estouro se vc não ligar certoO!

    ResponderExcluir
  21. Entao, eu nao faço ideia de como ligar, poderia me ajudar ?
    To com medo de queimar minha placa....na verdade se vc descobrisse como, vc seria o primeiro a colocar o esquema na net. Pq rodei a net toda e nao achei nada...

    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Vou tentar achar o esquema, mas se eu não achar eu vou demorar mais, vou ter q desenhar ele e scanear, mas até amanhã acho q consigo...

    ResponderExcluir
  23. Alguns esquemas pra você ir se guiando...
    é só substituir a entrada do FASE vai no comum do Relay, ai tu faz a ligação dos NA + NF de cada Relay, tanto faz a ordem, e depois o COMUM do segundo relay vai para carga!

    http://danilocafe.files.wordpress.com/2010/10/225.gif

    é Bem simples, imagine só o relay no lugar desse interruptor ali..


    Qualquer dúvida posta ai...

    ResponderExcluir
  24. Eu vo desenhar o esquema depois e vo pedir pra vc conferir, ok ?

    Obrigada desde jah

    ResponderExcluir
  25. Amigo eu desenhei o esqueminha aqui. Só que eu nao quero usar 2 reles em paralelo e sim 1 rele e 1 interruptor em paralelo...

    Ve se o esquema ta certo...

    http://img3.imageshack.us/img3/1039/esquemau.png


    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. não da pra ver a imagem, esse link é seu link de registrada, pega o link de HTML, ou link direto...

    ResponderExcluir
  27. vc copiou o link errado amigo. ta funcionando perfeitamente...

    "http://img3.imageshack.us/img3/1039/esquemau.png"

    Abraço

    ResponderExcluir
  28. não está dando para acessar link da foto tentei em 2 pc's e nada...

    ResponderExcluir
  29. Q tenso ein ! Entao um carinha do forum lah disse q o meu esquema ta certo, da uma olhada lah, pq lah aparece....

    Link:
    http://arduino.cc/forum/index.php/topic,60923.0.html


    Penultimo post amigo

    ResponderExcluir
  30. Olha dei uma conferida está certo sim, só tome cuidado ao mexer 220v,...
    Boa Sorte, se puder fazer um video depois ou tirar fotos com resultados ficarei feliz em poder colocar no blog..

    ResponderExcluir
  31. Sem problemas amigo !
    Assim que eu testar e sobreviver, eu mando fotos pra ti ! auhauahuahahuahua

    ResponderExcluir
  32. Eu achei o video no youtube pesquisando pelo nome do blog..
    valeu mesmooO

    ResponderExcluir
  33. Ola, primeiramente parabens pelo artigo ficou muito bom.

    Meu nome é André, estou iniciando meu Projeto Final, onde o assunto é voltado para Domótica. Preciso controlar alguns eletrodomésticos, e para começar adquirir um Arduino Uno.

    Apos receber meu arduino e fazer todos os exemplos mas simples, resolvi tentar o exemplo "blink", onde acende-se uma lâmpada utilizando arduino e relé.

    Meu problema é o seguinte: Quando utilizo a porta usb dianteira do meu pc (a mesma que testei todos os outros exemplos) não consigo fazer funcionar, acontece que o led do arduino (pin 13) e do relé funcionam, mas a lâmpada não acende. Se eu ligar nas portas usb's da traseira de meu PC, tudo funciona perfeitamente (inclusive o relé emiti um estalo, o que não acontecia no primeiro caso). Existe alguma diferença entre qual porta usb usar?. Tem alguma maneira que garanta que funcione em qualquer porta?.

    ResponderExcluir
  34. André.
    Obrigado pelos elogios ao blog e o artigo.

    O que esta acontecendo com você é que provavelmente estas usado a mesma alimentção da porta USB para alimentar o arduino e também o relé, então as portas da frente de seu PC devem ser USB 1.0 e não aguentam uma corrente tão "alta",ou só estão ligadas indiretamente na Placa Mãe, ja as de trás como estão ligadas direto tem uma corrente superior, se não me engano 200mA.
    Você deve então:
    -Ou usar uma fonte externa para o arduino e o relé.
    -Ou usar uma fonte externa só para o relé;
    Pode ser aquelas baterias de 9V, como no exemplo do video.

    ---------------------------


    Valeu
    Bons testes;

    ResponderExcluir
  35. Muito Obrigado Marcelo.

    Compree a bateria de 9v,funcionou perfeitamente, era realmente esse o problema

    grato, André Almeida

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde.
    Estou trabalhando num esquema aqui pra casa, pra eu ter controle de lampadas (pra começar) pela internet. Comprei algumas coisas que estão para chegar, mas já estou pesquisando o que mais vou precisas. É o seguinte, comprei alguns módulos reles, mas dps estive pensando se não seria melhor usar rele de impulso, pois esse n~sao precisa ficar energisado, e tb posso fazer ligaçoes mais complexas como 3 interruptores com 1 intermediario. E tb em caso de queda de energia, o rele não volta ao estado original. Ai vem minha duvida: Esse meu pensamento esta correto ? É possivel usar rele de impulso para esta função ?

    Um abraço, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  37. Primeiramente Obrigado pelos comentários ao blog. Cara, eu acho q o melhor é fazer com Relé, se você pretende deixar algo mais tempo ligado do que desligado usa o Normalmente Fechado, nunca trabalhei com relé de impulso, por isso não sei te dizer de tensão de ativação da bobina ou corrente... mas se você achar algum tipo de relé que guarde posição mesmo com ele desligado melhor ainda...


    Boa Sorte e qualquer Dúvida poste aqui que eu respondo quando der, pois na semana trabalho direto e chego em casa tarde fica difícil, no fim de semana sem falta respondo mesmo que eu não saiba...


    O mais engraçado que depois que eu parei de postar no blog que pessoal começou a perguntar...

    hahaha mas ta valendoO.

    ResponderExcluir
  38. Olá Amigo, poderia me informar onde posso encontrar cursos de Eletrônica grátis na internet, por causa que tenho dificuldade para interpretar esquemas de eletrônica, Obrigado por compartilhar seus conhecimentos abraços.

    ResponderExcluir
  39. Ola eu sou o José Eduardo. E o seguinte montei o esquema com 4 reles, testei com uma fonte de PC deu certo os quatro, aí fui montar o esquema com u.a fonte de celular de 12v já não funcionou corretamente ao ligar na tomada 3 reles já ligam direto só consigo acionar um, a fonte e de 1a,o que poderia ser

    ResponderExcluir
  40. Ola eu sou o José Eduardo. E o seguinte montei o esquema com 4 reles, testei com uma fonte de PC deu certo os quatro, aí fui montar o esquema com u.a fonte de celular de 12v já não funcionou corretamente ao ligar na tomada 3 reles já ligam direto só consigo acionar um, a fonte e de 1a,o que poderia ser

    ResponderExcluir
  41. se eu utilizar o transistor bc557 da certo?

    ResponderExcluir