Social Icons

2.3) Resistência Elétrica

2.3) Resistência elétrica.


"O cientista que estudou o comportamento da resistência em circuitos elétricos tinha o nome de Ohm, por isto a unidade de resistência é o OHM e o símbolo é a letra grega Omega “W”."

Todo material pode ser classificado com condutor, não-condutor (isolante) e semicondutor.

    Materiais Condutores:Não oferecem oposição a passagem da corrente elétrica.
Os metais são exemplos de bons condutores de eletricidade.
   Materiais Não-condutores: Também chamados de isolantes se opõem a passagem da corrente  elétrica. Os plásticos, a borracha são exemplos de materiais isolantes.
  Materiais Semicondutores: São isolantes, mas sob certas condições passam a conduzir a corrente elétrica.  Cristais de silício e germânio são exemplos de matérias semicondutores.  Os semicondutores provocaram uma revolução na Eletrônica, pois a partir desse tipo de material foram criados os transistores e até hoje os semicondutores são a base dos circuitos integrados, memórias, processadores, etc...

      A oposição que os materiais oferecem a passagem da corrente elétrica é chamada de Resistividade ou Resistência Elétrica.  Então podemos dizer que os materiais condutores têm baixa resistência elétrica e o isolante tem alta resistência elétrica

Além disso, a resistência dos condutores depende de alguns fatores:

    * A resistência aumenta conforme o aumento do comprimento.
    *  A resistência diminui com o aumento da espessura.
    * A resistência  depende o material do qual ele é feito.
    * A resistência do condutor depende da temperatura. 

 Observe as linhas de transmissão de energia elétrica. Elas podem partir de alguma hidrelétrica em um lugar muito distante e chegar até alguma estação mais próxima de nós.  Mesmo utilizando fios grossos e materiais considerados excelentes condutores, a distancia faz com que a perda de energia nos cabos seja considerável.
É por isso que a tensão eletrica nas linhas de transmissão de longa distancia deve ser muito alta, as vezes mais de 100.000 Volts, para que as perdas sejam minimizadas.  Mais adiante nos proximos artigos entenderemos porque aumentando a tensão diminuimos as perdas nas linhas de transmissao.


Como Tensão e Corrente Resistência tem seus valores tabelados basicamente assim:

1000 miliOhms = 1Ohm
1000 Ohms      = 1 Kilo Ohm  / (pronuncia-se 1 K apenas...)
1000 KOhms   = 1Mega Ohm / (pronuncia-se apenas 1Mega )

E assim por diante com Giga,...


2.3.1)Resistor

Muitas vezes queremos limitar a corrente em um circuito ou provocar uma queda de tensão.      Aproveitando o principio da resistência elétrica dos materiais foram criados os “resistores”, também chamados de “resistências”.

      Na verdade resistor e resistência são coisas diferentes, apesar de serem baseados no mesmo principio.  O resistor é usado para limitar corrente ou provocar queda de tensão, enquanto resistência é usada para produção de calor.


      Os resistores são especificados pela sua resistência medida em ohms (Ω) e seus múltiplos, quilo Ohm(KΩ)  e mega ohm(MΩ). Em alguns tipos de resistores os valores da resistência são dados por faixas coloridas segundo um código internacional.
      Existem dois codigos de faixas coloridas utilizados atualmente. Cada cor significa um algarismo de 0 a 9 e a faixas a posiçao do algarismo.
      Um deles faz uso de 4 faixas.  A primeira faixa é o valor do primeiro algarismo e a segunda do segundo algarismo. Já a terceira faixa é o algarismo multiplicador, que pode ser considerada a quantidade de "Zeros" que colocaremos após o valor da primeira e segunda faixa. A quarta faixa significa a tolerância, ou seja a variação máxima que pode ocorrer acima ou abaixo do valor do resistor.
 O outro codigo de cores utiliza 5 faixas. Este codigo utiliza as tres primeiras faixas para valores, quarta faixa para o multiplicador (quantidade de zeros) e a quinta para tolerância.


Existem Vários Tipos de Resistores:

Resistor Fixo:
Como o da Foto é um resistor que tem resistência fixa com variação de erro definida.É reconhecido seu valor pelo Código de Cores dos Resistrores...
1ªfaixa-4 (1ºalgarismo)
2ªfaixa-7(2ºalgarismo)
Multiplicador-100Ω
Tolerância- 5%
R=47×100=4700Ω com 5 % de tolerância 

Resistor  Regulável(Potenciômetro) :

Ao Contrário do fixo e como o próprio nome ja diz é regulável, com sua resistência variavel em um determinado limite de resistência.Você encontra potenciômetros de limites de 1KOhm por exêmplo, ele vai de 0 a 1000 Ohms...
O resistor regulável é o que se vê por exemplo no seu rádio na hora de aumentar o volume, ou melhor ainda em um dimmer para regular a instensidade da Luz da Lâmpada, ele outras palavras aumenta resistência do Circuito e "Puxa" ou "carrega-se" de mais tensão fazendo com que menos tensão esteja  na lâmpada, a mesma ficando mais "fraca" ...

Existem outras Infinidades de modelos e formas de Resistores...
Resistores Sensíveis a PRESENÇA DE LUZ,FALTA DE LUZ,TENSÂO,CORRENTE,A SENSOR DE DEFORMAÇÃO....




Nenhum comentário:

Postar um comentário